O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou no mês de Setembro o Catálogo dos Mamulengos do Distrito Federal. A apresentação do volume ao público ocorreu  em uma live, no âmbito das Jornadas do Patrimônio do DF, evento realizado anualmente pela Secretaria de Educação. A publicação foi elaborada a partir de uma parceria entre o Iphan e os detentores da manifestação, registrada como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2015. 

A construção do catálogo foi uma demanda que partiu dos próprios detentores do bem cultural. A necessidade veio à tona durante a I Oficina de Salvaguarda do Teatro de Bonecos do Nordeste, realizada pelo Iphan em agosto de 2019. Na época, eles diagnosticaram a falta de um material informativo de fácil acesso, com dados atualizados sobre os bonequeiros e suas trajetórias. 

A partir do evento, no âmbito das ações de salvaguarda, começou um processo de construção coletiva que culminou na edição da publicação. O conteúdo foi produzido por detentores, e, posteriormente, passou por curadoria e organização dentro do Iphan. O resultado é um volume que reúne a trajetória de 13 grupos de brincantes e produtores associados à manifestação, bem como os seus canais de contato, revelando a diversidade da brincadeira dentro do DF. Posteriormente, o material será distribuído a gestores e técnicos que atuam no campo do Patrimônio Cultural e em eventos de apresentação.

Acesse na integra o catálogo :  http://portal.iphan.gov.br/df/noticias/detalhes/5786/catalogo-dos-mamulengos-do-df-e-lancado-durante-jornadas-do-patrimonio

×

Powered by WhatsApp Chat

×